segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Para que serve a monarquia inglesa ?

Elizabeth II greets NASA GSFC employees, May 8, 2007 edit.jpg
Rainha Elizabeth II
     A Rainha Elizabeth II pode se considerar a rainha não apenas dos ingleses, mas de milhares de admiradores que a Família Real possui em todo o mundo. Tudo que acontece na vida dos monarcas é motivo de festejo, seja pelos nascimentos dos filhos de William e Kate ou pelos pomposos casamentos, que são assistidos ao vivo por mais de um bilhão de pessoas no mundo todo.
     Apesar de tamanha fama, a realeza não tem muito poder. Como o Reino Unido é uma monarquia palarmentar, a rainha não tem muita função política, apenas representar o país em viagens internacionais, ser a cabeça do commonwealth (união de nações que faziam parte do Império Britânico) e ser a líder da Igreja Anglicana. Assim, ela não pode vetar leis que já foram aprovadas pelo parlamento e nem se recusar a nomear pessoas a categoria de lorde ou duque caso a casa já tenha aprovado a nomeação, por mais que a rainha não goste muito da pessoa que irá receber o título.
     O congresso britânico também pode fazer mudanças na realeza, igual a regra proposta por David Cameron, atual primeiro minitro inglês, que prevê o fim da regra em que membros da família real não podem se casar com católicos, mas mantém a regra de que o rei ou rainha seja Anglicano, uma vez que o monarca é o chefe da Igreja.
     Apesar de não possuir os poderes e influências de reis anteriores a família real é vista com bons olhos pelos ingleses. Cerca de 79% da população local defende a manutenção da monarquia contra apenas 16% que pregam o fim dela. A rainha tem incríveis 90% de aprovação, mais que o dobro que o primeiro ministro com apenas 40%. Eles também são caracterizados como uma identidade nacional britânica além de ajudar na economia do país. Milhares de pessoas viajam todos os anos a Londres a fim de conhecer o famoso Palácio de Buckingham, ver a troca da guarda  e compra lembrancinhas. Em 2013, mais de 800 milhões de reais foram injetados na economia apenas com artigos referentes ao então recém nascido, prícipe George. Se continuar assim, a realeza irá durar, muitos e muitos anos!

Fontes:

direito.folha.uol.com.br
veja,abril.com.br

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

O que causa a síndrome de Down ?

fonte: www.jornalindependente.com.br
     Descrita pela primeira vez por John L. H. Down, um médico britânico, em 1862, a síndrome de Down é a síndrome genética mais comum que existe, atingindo 1 em cada 1000 bebês que nascem.
     Apesar de ter sido descrita a mais de 150 anos, apenas em 1958 foi descoberto o que causava a síndrome. Através das pesquisas do professor e médico francês Jérôme Lejeune. Ele percebeu que em crianças com Down há uma anomalia no cromossomo 21. Para enteder melhor, cada ser humano tem 46 cromossomos genéticos, divididos em 23 pares. No caso de pessoas portadoras dessa síndrome, há um cromossomo a mais, fazendo com que o par 21 seja na verdade um trio, chamando assim de trissomia 21. Isso faz com que aqueles que carregam o problema tenham características em comum, como por exemplo, menor estatura, menor tônus muscular e dificuldade de aprendizado. Eles também estão mais propícios a desenvolverem doenças cardíacas, respiratórias e de tireóide.
     A idade da mãe na hora da concepção influencia nas probablidades de uma criança nascer com ou sem síndrome de Down. Uma mulher que engravidou aos 30 anos tem 1 em 1.000 chances, enquanto quem engravida aos 35 as chances já são de 1 em 400.
     Apesar das limitações e obstáculos enfrentados por aqueles que sofrem da síndrome, é importante lembrar que eles são humanos assim como qualquer outros, tem sua própria personalidade, características e gostos. Eles podem ter uma vida relativamente normal, frequentar a escola, ter um emprego, e por que não, arranjar um namorado ou namorada. Pessoas com síndrome de Down normalmente são carinhosas e não demonstram com frequência raiva ou algum outro sentimento ruim. A inclusão da sociedade é muito importante para uma maior independência e qualidade de vida dessas pessoas, aliás, para que ter preconceito se são humanos também ?
     Existem muitos grupos e ONGs que ajudam no combate ao preconceito e a introdução dessas pessoas na sociedade. Um desses grupos é o Projeto Outro Olhar, que preparou um vídeo muito bom a respeito do Down.
Fontes:

www.minhavida.com.br
www.wikipedia.com.br

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Como era a higiene no século 18 ?

Fonte: shutterstock
     Chegar em casa e tomar aquele banho gostoso e relaxante. Lavar os cabelos com aquele shampoo cheiroso e que deixa os fios mais macios e brilhantes. Após o banho, usar aquele desodorante que proteje contra o mal cheiro e a transpiração. E depois passar aquele perfume cheiroso, que agrada a todos os narizes. Essas coisas não passavam nem pela cabeça de uma pessoa que viveu no século 18. Mesmo os ricos (e isso inclui até os reis e rainhas) não escapavam da falta de higiene que vigorava na época.
     Começando com o banho. Os brasileiros são conhecidos internacionalmente por tomarem vários banhos ao dia, alguma pessoas chegam a tomar até 3 em menos de vinte e quatro horas. Tudo bem que o calor e o clima tropical do nosso país ajuda nesse excesso de banho, mas até mesmo uma ducha ao dia no século 18 era considerado algo totalmente fora do comum. Por não existir água encanada, as pessoas tomavam banho (quando tomavam) em banheiras e normalmente vestidas. Isso acontecia por que ainda naquele século se tinha a ideia de que a água facilitava a transmissão de algumas doenças e se despir na hora do banho era considerado algo impuro aos olhos da igreja, então era no máximo, um banho por semana e vestido com alguma roupa ou pijamas
     Depilação feminina ? Nem no sonho. Isso por que as mulheres quase não mostravam o corpo além dos braços e do rosto. A maioria de seus corpos estava na maioria das vezes encorberta por longas camadas de tecidos, então depilar as pernas ou as axilas não era lá uma atividade comum para as damas. Nem mesmo durante o sexo as mulheres tivaram as roupas por completo, normalmente elas usavam camisolas.
Fonte: lista10.org
     Escovação também não era com a galera do século 18. Apesar de já existir pastas de dente, apenas os mais ricos podiam comprar. Esse produto estava fora da lista de necessidades da época. Muitas vezes a limpeza era feita com as unhas mesmo ou, no máximo, com panos molhados. As escovas era pra lá de nojenta. Eram feitas muitas vezes de ossos de animais e as cerdas era apenas pêlos de porco ou cavalo.
     Porém, a necessidade mais nojenta de todas era quando a natureza chamava. Eram feitos em penicos e depois jogados pela janela, direto na rua, simples assim. A maioria das casas da época fedia a urina e fezes, assim como as ruas. Não existia saneamento básico, isso aliás só veio a existir mais de um século depois, começando por Paris. Mais tarde naquele século, surgiu uma nova ideia de vaso, uma simples vala cavada do lado de fora da casa. Não existia papel higiênico, então a limpeza era feita muitas vezes com algum pano. Os mais pobres, mais uma vez, se davam mal e tinham que se limpar com folhas, musgos ou até mesmo a mão.
     Além desses fatos nojentos, lembre-se, naquela época também não existia absorvente feminino e nem desodorante, fazendo o cecê ser algo comum no século 18.

Fontes:

www.megacurioso.com.br
saude.terra.com.br

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Qual o carro mais rápido do mundo ?

2 - Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse
Bugatti Veyron, o carro mais rápido do mundo
www.br.finacas.yahoo.com
     Quase tão rápido quanto um avião bimotor, esse carro, além de rápido é também muito raro. Com apenas 30 modelos produzidos, o Bugatti Veyron Super Sport chega a incríveis 431 km/h, ultrapassando em mais de 20 km/h o antigo detentor do recorde, o Bugatti Veyron 16.4.
     O piloto que teve o prazer de acelerar esse mostro do automobilismo foi o francês Pierre-Henri Raphanel, que em 2013 colocou o Veyron no livro dos recordes, "Guinness World Records" como o veículo mais rápido do mundo.
     Apesar de hoje ser unanimidade que o Bugatti Veyron é detentor desse recorde, na época houve certa controvérsia. Isso porque a Hennessey Performance Engineering, uma fábrica que customiza veículos, localizada nos EUA afirmou que a Bugatti havia projetado o carro para "apenas" 415km/h. A empresa francesa reconheceu que dos 30 modelos produzidos, 25 tinham limite de 415km/h, mas que os outros 5 haviam sido modificados ainda na fábrica (o que não é contra a regra), podendo acelerar um pouco mais.
    O Bugatti Veyron tem um motor 8.0 L, W-16 quad-turbocharged e 1001 cavalos de potência. Seu custo é de cerca de R$ 5.800.000,00 (Isso mesmo, quase seis milhões de reais!)

Fontes

www.wikipedia.com.br
www.br.financas.yahoo.com

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Qual o lugar mais profundo do oceano ?

Submarino Trieste antes de sua descida
     Esse lugar com certeza vai fazer você achar qualquer outra coisa existente na terra pequena. Localizada entre as Ilhas Marianas e as Filipinas, no Oceano Pacífico, a Fossa das Marianas são o ponto mais profundo do planeta, atingindo incríveis 11.034 metros de profundidade (isso mesmo, mais de 11 quilômetros abaixo da superfície). Para se ter uma noção, cabem lá dentro o equivalente a 32 Empire State Building.Até o Everest cabe lá dentro e ainda sobrariam espaço para quase 3 Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, com cerca de 830 metros de altura.
     A primeira vez que o homem chegou a tal profundidade foi apenas em 1960, a bordo do submarino Trieste. O americano Don Walsh e o suiço Jacques Piccard estavam a bordo da viagem histórica. O que mais lhes surpreendeu, segundo relatos dos mesmos, foi encontrar vida em um lugar tão hinóspito quanto a Fossa das Marinas. Existiam peixes e crustáceos luminescentes. Eles também coletaram pedras do local, que depois de analisadas, chegaram a conclusão que aquela área do oceano é a mais antiga de todas, com milhões de anos. Ela se formou no choque de placas tectônicas, que até hoje ainda estão em plena atividade no local.
     A pressão no local é de cerca de oito polegadas por tonelada quadrada ou seja, mil vezes a pressão atmosférica padrão!
     Infelizmente a exploração do local não é tão valorizada como antigamente. Os Estados Unidos, país que financiou a primeira descida ao local afirmou estar mais interessado na corrida espacial. Se tem mais conhecimento sobre a superfície de Marte do que da Fossa das Marianas aqui na Terra. A última pessoa a descer ao local foi o diretor canadense David Cameron, produtor de "Titanic" e "Avatar". Ele desceu 10.998 metros em seu pequeno submarino e levou consigo uma câmera de alta resolução para captar com precisão o fundo do oceano.
   

Fonte:

www.wikipedia.com.br
www.terraselvagem.com

domingo, 16 de agosto de 2015

Como ocorreu o impeachment de Fernando Collor ?

fonte: historiabruno.blogspot.com
     Em clima de protestos e revoltas contra a presidente e o governo, a palavra impeachment voltou ao centro dos debates políticos. Grupos pró e contra o governo central defendem seus ideais e saem as ruas em favor de suas causas.
    É nesse clima, que nós do blog decidimos ir atrás do primeiro e único caso de impeachment da América Latina que ocorreu em 1992, aqui no Brasil com o ex-presidente Fernando Collor de Melo. Mas como isso aconteceu?
     Collor foi o primeiro presidente eleito diretamente após um longo período em que as pessoas não elegiam o presidente, durante a Ditadura Militar. Em sua campanha eleitoral, ele se colocava como um homem viril, descentralizador e "caçador de marajás", o único capaz de combater a corrupção e acabar com a crise que assolava o Brasil na década de 90.
    Logo após assumir o poder ao derrotar Lula, Collor estabeleceu o "Plano Collor", que congelou a poupança. A inflação foi reduzida, mas a crise apenas se agravou, fazendo empresas demitirem e até pedirem falência. A situação se agravou quando em 13 de maio de 1992, o irmão de Collor, Pedro Collor, denunciou um esquema de corrupção e o uso de empresas fantasmas e tráfico de influencia dentro do governo. Gastos da casa oficial do presidente, conhecida como casa da Dinda, foram pagas com dinheiro público. Ele também acusou o então tesoureiro do presidente, PC Farias, como um dos responsáveis pelo esquema. O plano desviou mais de um bilhão de dólares.
    Poucos meses depois, após mais detalhes do esquemas irem a público, jovens começaram a protestar nos principais centros do país. Em pouco tempo as marchas ganharam adeptos e teve suas exigências estabelecidas, entre elas o impedimento de Fernando Collor. Os jovens que protestavam ficaram conhecidos como "cara pintadas" por pintarem as cores da bandeira nacional em seus rostos.
    Em 1993, Collor renunciou, mas isso não evitou que o processo fosse continuasse. Com 441 a favor e 38 contra, o presidente sofreu Impeachment e ficou inelegível por 8 anos. Assumiu em seu lugar o vice, Itamar Franco.

Fonte: www.wikipedia.com.br

sábado, 15 de agosto de 2015

5 maiores festivais de música do mundo!

5º Bonnaroo ( Tennessee - EUA )
Este evento ocorre em uma fazenda no estado americano do Tennessee desde 2002. São 4 dias com as melhores bandas de rock, jazz, country e muitos outros estilos. 
O evento conta com uma mega roda gigante e além da música tem vários outros tipos de entretenimento como, teatro e stand-up.


4º Coachella Fest (Califórnia,EUA  )
Esse festival de 3 dias ocorre todo ano no grande vale de Coachella na Califórnia.
Desde 1999 grandes nomes da música de diversos gêneros já passaram por lá.

3º Ultra Music Festival (Miami, EUA)
O famoso UMF reúne o melhor da música eletrônica 
Ele tem edições ao redor do mundo, inclusive no Brasil, mais o mais famoso ocorre em Miami levando mais de 165 mil pessoas para a curtição.

2º Rock In Rio (Rio de Janeiro, Brasil )
Ele é um festival multi gênero (sua diversidade é tanta que o evento vai de axé, como Ivete Sangalo ou  Claudia Leitte até Heavy Metal, com a banda Slipknot) que ocorre em 4 países: Brasil, Portugal, Espanha e EUA.
Sua primeira edição foi no Brasil em 1985 e é o maior festival da América Latina. Grandes nomes da música nacional e internacional já passaram pelo Rock in Rio

1º Tomorrowland (Boom,Bélgica )
Este gigante ocorre na pacata cidade de Boom e anualmente ele atrai a atenção do mundo pra ele, você encontra pessoas do mundo inteiro, sua primeira edição foi em 2005 e contou com a presença de "apenas" 10 mil pessoas, hoje em dia ele conta a presença de mais de 400,000 pessoas!
Em 2014 após a o início das vendas, os ingressos se esgotaram em cinco minutos.
Ele é um festival exclusivo de EDM ( Eletronic Dance Music). Lá você encontra desde DJs mainstreams até os mais Undergrounds. Confere o vídeo, logo abaixo da imagem !

O que foi a Revolução Russa ?

     Você provavelmente já estudou isso na escola ou já deve ter ouvido falar em algum momento da sua vida. O que muitas pessoas não sabem é o quão influente essa revolução foi para o destino da humanidade.
    Antes de começar, temos que explicar a parte mais complexa. Essa revolução se dividiu em 3 episódios diferentes, em um 1905 e os outros dois em 1917. Daria quase para colocá-las como dois acontecimentos separados, mas no final, uma irá acabar completando a outra.
     Os primeiros grandes eventos dessa revolução vão começar em 1905, mas o que levou às primeiras revoltas começou um pouco antes. A Rússia na época viva uma crise em seu governo. O Czar Nicolau II era incapaz de estabelecer a ordem no país, variando a forma como conduzia a nação, ora muito liberal, ora muito repressor. Essa falta de comando e de decisão por parte do imperador só piorou a situação da já impopular nobreza russa (O antigo imperador, Alexandre III havia sido morto em um atentado) e fez aumentar a pressão pelo fim da monarquia. Intelectuais, em sua maioria, socialistas, viam o Czar e sua família como um mal para o país. A crise piorou quando em 1904 a Rússia entrou na guerra Russo-Japonesa e acabou perdendo. A guerra, juntamente com a crise política e econômica fez com que vários protestantes fossem as ruas.
    Os protestos foram violentamente reprimidos pelas forças do Czar, no que ficou conhecido como domingo sangrento. Dezenas de protestantes perderam a vida, mas a revolta funcionou. Nicolau aceitou criar um parlamento (chamado de Duma na Rússia), mas ele tinha o poder de dissolvê-lo (isso significa que caso muitos opositores ao seu reinado fossem eleitos ele podia fechar a Duma e convocar novas eleições). 
    A situação da Rússia só piorou de 1905 em diante. Houve ainda a entrada do país na I Guerra Mundial em 1914, o que destruiu de vez a já debilitada economia do país. Os bolcheviques, ala mais radical e popular do partido socialista, queriam a imediata saída da Rússia, coisa na qual o Czar não atendeu. 
Soviet Union, Lenin (55).jpg
Lenin discursando em 1917
fonte: www.wikipedia.com
     em 1917 a situação da Rússia era tão alarmante, que a única saída do Czar foi abdicar do trono em março daquele ano. Os  mencheviques foram os responsáveis por cobrir o vácuo de poder deixado pela renúncia de Nicolau II. Apesar de serem socialistas assim como os bolcheviques, os mecheviques tinham como visão um processo mais lento de transição para o comunismo e tinham como base eleitoral uma classe mais abastada. Porém o fator mais diferenciava as duas alas era continuar ou não na guerra. A pressão por parte dos bolcheviques para um cessar fogo não funcionou, o que obrigou os líderes da ala rebelde a convocar camponeses e operários a tomar o poder. 
    O golpe tirou os líderes mecheviques do poder, mas houve retaliação, iniciando assim a Guerra Civil Russa, vencida pelos bolcheviques liderados por Lenin. Após o fim da guerra, quatro anos mais tarde, a economia russa era de apenas um quinto em relação ao valor de 1913. Era hora de recontruir um país, e Lenin e mais tarde Stalin seriam os responsáveis por isso.

    A vitória dos bolcheviques foi vital para a criação de um estado mais ditatorial e opressor. O fervor dos socialistas em acabar com tudo aquilo que era capitalista ou burguês tornou a futura União Soviética em um estado isolado e altamente repressor de direitos individuais e civis. Apesar de incríveis façanhas em campos como ciências e esporte (como lançar o primeiro satélite, o Sputink, e o primeiro homem, Yuri Gagarin, ao espaço) o país sofria para oferecer o básico ao seu povo. O sonho daqueles de uma sociedade comunista perfeita se desfez em 1991 com a ruptura da URSS e a consequente vitória americana (e capitalista) da Guerra-Fria. 

Qual a maior montanha russo do mundo ?

     Se você gosta de aventura e coisas radicais, então, provavelmente você é fã de montanhas russas! A velocidade que algumas chegam, aliado aos loops e as quedas cada vez mais altas fazem com que milhares de pessoas todos os anos viajem para locais repletos dessas maravilhas da engenharia.
     Apesar de ter montanhas russas bastante interessantes, o Brasil não está bem representado nesse quesito. A maior atração nacional tem 42 metros de altura, três vezes mais baixa que a maior do mundo.
     Nós, do Simio Curioso, fomos atrás das maiores, e mais rápidas montanhas russas do mundo e fizemos uma lista, para caso você já esteja planejando a próximo aventura!

Maiores Montanhas Russas
     Fonte: www.sixflags.com

1 - Kingda Ka, Six Flags Great Adventure, N. Jersey, EUA
     A Kinga Ka é sem dúvida a montanha russa mais alta do mundo, tem cerca de 139 metros de altura, equivalente a um prédia de 46 andares. Localizada no estado americano de New Jersey, essa gigante foi inaugurada em 2005.

2 - Top Thrill Dragster, Cedar Point, Ohio, EUA
     A segunda colocada também está nos Estados Unidos. A Top Thrill Dragster tem uma altura de 130 metros, não ficando muito atrás da primeira colocada. Foi inaugurada em 2003.

3- Superman: Scape from Krypton, Six Flags Magic Mountain, California, EUA
     Localizada no ensolarado estado da California, a Superman: Scape from Krypton tem uma altura de 126 metros e uma queda em 90 graus! Sua velocidade também surpreende, chegando de 0 a 167km/h em apenas 4.5 segundos.


Mais Rápidas Montanhas Russas

Fonte: www.wikipedia.com
1 - Formula Rossa, Ferrari World, Emirados Árabes Unidos
     Localizada na luxuosa cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, a Formula Rossa, inaugurada em 2010 é a montanha russa mais rápida do mundo, chegando a incríveis 240km/h. Ela vai de 0 a 100 em apenas dois segundos.

2 -  Kingda Ka, Six Flags Great Adventure, N. Jersey, EUA
      A Kingda Ka conseguiu aparecer nas duas listas. Além de alta, ela também é rápida e vai a incríveis 206km/h.

3 - Top Thrill Dragster, Cedar Point, Ohio, EUA
     Mais uma dobradinha. Dessa vez a Top Thrill Dragster conquistou o bronze ao acelerar ate 190km/h.

Gostou das maiores e mais rápidas montanhas russas do mundo ? Elas são diversão na certa ! Mas se você está sem grana para ir para os Estados Unidos ou até mesmo os Emirados Árabes Unidos, vamos deixar um vídeo aqui em cima mostrando as maiores montanhas nacionais, e quem sabe já não dá para matar um pouco da vontade !

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O maior "jato" privado do mundo !

O príncipe saudita Al-Waleed Bin Talal transformou o maior avião de passageiros do mundo em um "jatinho" privado, o Airbus A380 ACJ tem capacidade para até 853 pessoas e seu valor de fábrica é US$ 400 milhões. Mas o príncipe gastou mais US$ 100 milhões para personalizá-lo, totalizando US$ 500 milhões!

Sua personalização inclui:
Uma garagem para seu Rolls Royce, elevadores, sala de concertos, uma sala de reuniões com painéis touch screen e com capacidade de exibir hologramas e uma sauna.

O Príncipe Al-Waleed Bin Talal é uma mega investidor e magnata saudita (apesar de também ter nacionalidade libanesa) com inventismentos em vários setores, como hotéis, aviação, tecnologia e, óbvio, petróleo. Ele tem 60 anos e estudou nos Estados Unidos durante a juventude. Sua fortuna está avaliada em mais de 28 bilhões de dólares, segundos estimativas de junho deste ano.


Uma curiosidade sobre o príncipe é que ele pretende doar toda a sua fortuna para causas filantrópicas ao longo dos próximos anos, ele afirma que busca um mundo com mais tolerância e igualdade para todos.

Fontes:

http://www.aeroin.net/os-10-jatinhos-mais-vips-mundo/


fonte: nmirs.com

fonte: nmirs.com

Qual o país mais antigo do mundo ?

     Existem atualmente cerca de 200 países no mundo, além de muitos outros que já deixaram de existir, como o Império Austro-Húngaro, localizado na Europa ou a antiga Iugoslávia, que se desmembrou em diversos países menores. Mas entre todos esses, você sabe dizer qual o mais antigo ? O Brasil vai parecer criança perto desse "idoso".
     Primeiro, é complicado chegar a uma resposta definitiva, isso por que o conceito de nação mudou muito nos últimos milênios, então, apesar de se estudar Grécia e Egito na escola, eles não eram bem um país como nos padrões de hoje, e sim um aglomerado de cidades independentes unidas por um elo cultural ou para evitar ataques de inimigos maiores.
     O mais aceito é que San Marino seja o vovô dos países, com mais de 1.700 anos de idade. Fundado em 301, o país se tornou independente do decadente Império Romano. Ocupando apenas uma colina, de cerca de 61km², a pequena nação tem apenas trinta e dois mil habitantes, e assim como o Vaticano, é toltalmente rodeada pela Itália. A maioria de sua renda vem do turismo e da pequena produção de vinhos que o país tem, aliás não é possível fazer muita coisa em tão pouco espaço.
     San Marino também tem outro recorde, possui a constituição mais antiga do mundo, promulgada em 1600. 
     A campeã de cidade mais antiga do mundo ficou com Jericó, na Cisjordânia, fundade a cerca de 9.000 a.C. O local já foi domínio de vários povos ao longo de sua história, mas desde 1994 é administrada pela Autoridade Nacional Palestina e possui cerca de vinte mil habitantes (não muito menos que San Marino). 
     E ai, a sua cidade ou país chega perto da idade desses anciões ?

Fontes: 
linguagemgeografica.blogspot.com
oglobo.globo.com


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Maiores bilheterias da história do Cinema

Todo mundo gosta de filmes, uns preferem ação como em "Velozes e Furiosos 7", outros são mais românticos e preferem assistir "A culpa é das estrelas", ou ainda tem aquelas que gostam dos de terror, como os clássicos "Massacre da serra elétrica" e "O Chamado".
Independente do gênero de preferência, alguns filmes simplesmente levaram todo mundo para o cinema, sendo homem ou mulher, criança ou idoso.Filmes que marcaram gerações, e estimularam nosso imaginário (quem nunca sonhou em estudar em Hogwarts ou namorar aquele ator ou atriz bonito).
Então para tirar as dúvidas daqueles que se perguntam quais foram as maiores bilheterias da história do cinema, nós do Síimio Curioso decidimos fazer duas listas, uma mostrando o valor total arrecadado por cada blockbuster e outro o valor total do filme contando com a inflação (aliás, o que vale R$100,00 não valiam a mesma coisa em 1960, não é mesmo !)

Maiores Bilheterias (valor total)

1- Avatar (2009) - US$2,787,965,087
2- Titanic (1997) - US$2,186,772,302
3- Jurrasic World (2015) - US$1,582,200,347
4- Os Vingadores (2012) - US$1,519,557,910
5- Velozes e Furiosos 7 (2015) - US$1,511,726,205
6- Os Vingadores: Era de Ultron (2015) - US$1,398,500,000
7- Harry Potter e as Relíquias da Morte part. 2 (2011) - US$1,341,511,219
8- Frozen (2013) - US$1,279,852,693
9- Homem de Ferro 3 (2013) - US$1,215,439,994
10- Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011) - US$1,123,794,079

Maiores Bilheterias (Ajustado com a Inflação)
1- E o Vento Levou (1939) - US$3,440,000,000
2- Avatar (2009) - US$3,020,000,000
3- Star Wars (1977) - US$2,825,000,000
4- Titanic (1997) - US$2,516,000,000
5- A Noviça Rebelde (1965) - US$2,366,000,000
6- E.T, o Extraterrestre (1982) - US$2,310,000,000
7- Os Dez Mandamentos (1956) - US$2,187,000,000
8- Doutor Jivago (1965) - US$2.073,000,000
9- Tubarão (1975) - US$2.027,000,000
10- Branca de Neve e os Sete Anões (1937) - US$1,819,000


Apesar de "Avatar" ainda estar fresco na memória de muita gente, parece que será difícil algum filme bater a imponente marca do clássico "E o Vento Levou". A surpresa ficou para o ano de 2015, que nem acabou e já emplacou 3 filmes entre os Top 10. Falta descobrir se 2016 será tão bom quanto esse ano no mundo do cinema!!