terça-feira, 18 de agosto de 2015

Qual o lugar mais profundo do oceano ?

Submarino Trieste antes de sua descida
     Esse lugar com certeza vai fazer você achar qualquer outra coisa existente na terra pequena. Localizada entre as Ilhas Marianas e as Filipinas, no Oceano Pacífico, a Fossa das Marianas são o ponto mais profundo do planeta, atingindo incríveis 11.034 metros de profundidade (isso mesmo, mais de 11 quilômetros abaixo da superfície). Para se ter uma noção, cabem lá dentro o equivalente a 32 Empire State Building.Até o Everest cabe lá dentro e ainda sobrariam espaço para quase 3 Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, com cerca de 830 metros de altura.
     A primeira vez que o homem chegou a tal profundidade foi apenas em 1960, a bordo do submarino Trieste. O americano Don Walsh e o suiço Jacques Piccard estavam a bordo da viagem histórica. O que mais lhes surpreendeu, segundo relatos dos mesmos, foi encontrar vida em um lugar tão hinóspito quanto a Fossa das Marinas. Existiam peixes e crustáceos luminescentes. Eles também coletaram pedras do local, que depois de analisadas, chegaram a conclusão que aquela área do oceano é a mais antiga de todas, com milhões de anos. Ela se formou no choque de placas tectônicas, que até hoje ainda estão em plena atividade no local.
     A pressão no local é de cerca de oito polegadas por tonelada quadrada ou seja, mil vezes a pressão atmosférica padrão!
     Infelizmente a exploração do local não é tão valorizada como antigamente. Os Estados Unidos, país que financiou a primeira descida ao local afirmou estar mais interessado na corrida espacial. Se tem mais conhecimento sobre a superfície de Marte do que da Fossa das Marianas aqui na Terra. A última pessoa a descer ao local foi o diretor canadense David Cameron, produtor de "Titanic" e "Avatar". Ele desceu 10.998 metros em seu pequeno submarino e levou consigo uma câmera de alta resolução para captar com precisão o fundo do oceano.
   

Fonte:

www.wikipedia.com.br
www.terraselvagem.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário